Páscoa é uma palavra hebraica que significa “libertação”. No judaísmo , a palavra Pessach  significa “passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a celebração que relembra a libertação do povo hebreu, após quatrocentos anos, de escravidão no Egito. O vocábulo busca traduzir o ápice das pragas do Egito que atingiram as terras e os interesses do faraó do êxodo, no período de Moisés. A Páscoa Cristã representa a ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus.

A Páscoa em meio a pandemia nos faz refletir ainda mais sobre a vida e a morte. Não acredito que seja acaso, que seja mera coincidência. Vivemos hoje o grande despertar sobre o real significado do estar vivo. São tempos difíceis para todos, do mais rico ao mais pobre, estamos sim no mesmo barco, anda circulando um texto pelas redes sociais, que o barco de uns vai afundar e de outros, mais privilegiados não. Eis o grande aprendizado desse momento: estamos sim todos no mesmo barco chamado Universo, não fazemos nada sozinhos, perceba que estamos todos interligados. O aprendizado do isolamento nos obrigou a pensar no coletivo na marra. De nada adianta ser feliz sozinho, rico sozinho, ter sua fome saciada, ter conforto e saúde para si e para seus familiares, enquanto milhares vivem sem nada. Já havia um bom tempo que o mundo andava doente, dava sinais que agoniava, as desigualdades aflorando, a natureza gritando, pessoas emocionalmente estressadas, ansiosas e deprimidas. Foi preciso parar à força, rever sua vida, seus conceitos, seus valores. Sim, o Universo sempre busca caminhos para conduzir melhor a Humanidade, mesmo que nos pareça estranho, doloroso, traumático. Tem sido assim historicamente .

É tempo de transformação e toda transformação global se inicia internamente, individualmente. É preciso Amar o próximo sem preconceito de raça, cor, sexo,  religião ou classe social, enquanto isso não acontecer, não se entendeu o que é Ser Humano.

Quando Jesus morreu por nós na cruz e ressuscitou, quis nos mostrar há milhares de anos atrás, que não somos somente um corpo, temos Alma e é a Alma que faz a vida se tornar bela e rara.  O que é a Alma? A alma é o sentir, o ser. A palavra Alma deriva do Latim animu (ou anima), que significa o que anima. É a parte moral do ser humano. O fôlego de vida, o ser humano em si. O nosso corpo tem como substância a matéria e a nossa alma tem como substância, o espírito. O Homem é formado de corpo e alma. Alma é espírito. A morte acontece quando há a separação entre  o corpo e a Alma, mas é a Alma é que faz comunhão com Deus. 

É tempo de cuidar da Alma… A Páscoa da Pandemia…


Daniela Martini Naufel
– Bela Urbanas, advogada, mãe de 3, Davi, Vinicius e Raul, funcionária pública por profissão, fotógrafa por paixão, praticante de yoga e meditação. Ama ler, escrever, pintar e descobrir formas mais saudáveis e espiritualizadas de estar no mundo. @dani.naufel.fotografia


Comentários

comments