Estou no trem para Stuttgart. Se passarão exatos 29 minutos. Nem 1 minuto a mais ou a menos.

A indústria automobilística no Brasil não poderia jamais ter acabado com a implantação tão necessária e moderna das estradas de ferro que os ingleses vieram fazer no Brasil, entre outras coisas.

Transporte férreo é moderno, rápido, eficiente, sustentável e te faz percorrer longas distâncias com uma super agilidade.

De cara, quando vim pra Alemanha pela primeira vez em 2006, não entendi os Ss e os Us.

Se você vem a trabalho ou turismo, tenha certeza que estará no máximo à 100 m a pé de uma estação de trem ou metro. Ela vai tem conectar com a Europa inteira. Sempre me lembro da frase de uma amiga italiana, Martina, trem é vida!

Voltando para os Ss e os Us.

A maioria das cidades tem os S-bahns e U-bahns, que literalmente querem dizer trem de rua e trem de baixo. S- Bahn (trem de rua) e U- bahn (trem de baixo ou metrô).

Todos estão conectados, além dos Buses (ônibus) que estão lá bonitinhos sempre te esperando nos horários marcados.

O tíquete é invisível! Brincadeira, você tem que comprar  na estação ou pelos aplicativos de transporte. Tem mais de 10 tipos de apps! Todos autorizados e ligados à DB- Deutsche Bahn, operadora manda chuva daqui!

Ninguém vai te pedir o bilhete e você não precisa mostrar, de cara. Porém, existem milhares de controladores à paisana, que você nem imagina que trabalham para a empresa de transporte, galera com piercing, tatuada, de tailleur, shorts, até a mais inocente vovózinha. Nem tente dar o golpe, porque o dia to controle chega, ahhh e como chega!

Silvia Lima – Bela Urbana, publicitária, leonina, mãe do Gabriel e Lucas. Atua na área de moda internacional com foco em sustentabilidade. Mora em Stuttgart, adora uma viagem, só ou bem acompanhada, regada a muito vinho. Acredita no casamento, desde que não seja sempre com o mesmo marido, já que está no terceiro, que foi coletando mundo afora! É uma das sócias da Kbsa Inovação Responsável, que ajuda empresas de moda brasileiras a atuarem no mercado internacional por meio da sustentabilidade. www.kbsa.com.br

 

Comentários

comments