De uma maneira geral a auto estima é a visão positiva que a pessoa tem de si mesma. Essa imagem positiva faz com que ela valorize suas capacidades e competências e considera seus direitos e suas necessidades. Sem sombra de duvidas, as pessoas com uma auto estima elevada  sabem  reconhecer o seus valores,  sentem-se amadas, lidam melhor com os conflitos e frustrações, faz escolhas saudáveis no relacionamento, são mais criativas, consideram as pessoas em suas atitudes e  aceitam sem conflitos suas fragilidades e limitações. Enfim, estas pessoas tornam-se mais preparadas para enfrentarem os desafios e os obstáculos que a vida cotidiana proporciona. Uma boa auto estima desenvolve-se ainda na infância, pelas experiências de ser e de se ver como uma pessoa amada e estimada por suas relações parentais, a qualidade dessas experiências será o pilar que estruturará seu amor – próprio.

Agora o contrario acontece quando se tem autoestima baixa, as pessoas apresentam dificuldades em se relacionarem seja na vida afetiva, no trabalho e na vida familiar, tem dificuldades de dizerem não a pedidos de coisas ou situações que não lhe agradam, opiniões de terceiros tornam-se referencia  para elas que acabam se adequando aos gostos deles refletindo a perda de sua identidade e acabam se tornando reféns do seu próprio eu.

Pensando no caso da personagem Alessandra parece que lhe falta autoestima, pois tem inúmeras dificuldades em dimensionar suas escolhas, seja no trabalho, nas relações interpessoais e amorosas. Parece estar sempre com ideias de autodesvalorização e comportamentos que demonstram isso. No início mostra-se uma pessoa que não se sente capaz de ser amada e isso lhe traz um sentimento de inadequação diante da vida. Mas neste final parcial da sua historia ela começa a vislumbrar uma possível mudança para uma visão mais positiva de si mesma. E que mudança será essa, só saberemos nos próximos episódios da história.

Por fim, acredito que é muito importante que as pessoas possam buscar uma compreensão e desenvolver uma consciência saudável a respeito de si mesmo  para melhor administrar a sua vida e poder ser dono da sua própria história.

 

Adriana da Silva Britto – Psicóloga
Rua Dr. Alberto Cerqueira Lima,377/ Taquaral- Campinas/SP
Psicoterapeuta Especialista em Psicoterapia de Criança e Adulto.
Contato Clinica Tel(19)3383-3533/ Cel:(19)992069265

Related posts:

Comentários

comments